Agregados

O AMBIGROUP detém uma unidade especializada na produção de agregado reciclado situada no Seixal com uma capacidade instalada de 100.000 t/ano.

Esta unidade está munida de linhas de triagem, separação e trituração permitindo separar os diversos contaminantes e obter um agregado reciclado apto a diversas aplicações (p.ex. camadas de base e sub-base, preenchimento de taludes, ou aplicação em caminhos substituíndo o tout venant convencional).


Reciclagem


A estação de processamento de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) do AMBIGROUP localizada no Ecoparque do Seixal procede à triagem, valorização e reciclagem de RCD. Esta unidade tem a seguinte orgânica de tratamento:


O armazenamento prévio dos resíduos realiza-se de forma diferenciada segundo a sua tipologia e características para garantir a qualidade do produto final.

Nesta segunda etapa realiza-se uma primeira triagem de forma mecânica com vista a separação por tipologia de resíduos, sendo que, algumas classes podem ser encaminhadas para outros tipos de tratamento e/ou valorização energética (CDR). 


O material agora classificado serve de alimentação à linha de tratamento dos RCD onde pequenos pedaços de plástico, cartão e madeira são extraídos dos inertes e encaminhados para as devidas linhas de reciclagem através de uma seleção manual. Um detetor magnético extrai ainda componentes metálicos frequentemente encontrados nos RCD.


Posteriormente o material inerte é submetido a uma nova classificação através de um crivo, mas desta vez dividindo-se por granulometrias diversas, sendo que os finos seguem para armazenamento temporário a fim de serem reutilizados em diferentes aplicações como pavimentos, etc. 


Por sua vez, o material de dimensão superior é encaminhado para fragmentação mecânica e é separado por diferentes granulometrias fabricando-se assim um produto final de qualidade para produção de argamassas e betões não estruturais; Pavimentação e recuperação de estradas rurais; Controle de erosão; Enchimento de fundações de construção e aterros, etc..

Ler mais >

Produto final


A reciclagem de RCD numa estação de tratamento permite obter um agregado reciclado apto para diversas aplicações com consumos reduzidos de energia e eficientes processos de separação e limpeza. Os benefícios são sobretudo ambientais. Para além de contribuir para a redução da deposição em locais inadequados permite poupar os recursos naturais. Por outro lado, a utilização de agregados reciclados possibilita poupanças muito significativas em relação aos materiais convencionais.


Resultante do processamento a que os RCD foram submetidos, o AMBIGROUP dispõe de um agregado reciclado em três classes de granulometria, apto a ser reutilizado em diversas obras de construção, utilização em caminhos, preenchimento de taludes  e muros de gabiões, etc.


A utilização de RCD em obra é feita em observância das normas técnicas nacionais e comunitárias aplicáveis, nomeadamente de acordo com as especificações técnicas definidas pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil.