Gestão de Resíduos
Áreas de Negócio

Gestão de Resíduos

Disponibilizamos o melhor serviço de Gestão Integrada de Resíduos

A Gestão de Resíduos é uma das áreas de maior importância do Ambigroup, que aliada à evolução e tecnologia que promove, nos permite oferecer soluções alternativas que minimizam os impactes ambientais.

mil toneladas de Resíduos Trabalhados (2023)

Códigos Ler geridos

Contentores em clientes

Frota Operacional
Resíduos de Construção e Demolição
Resíduos Industriais e Comerciais
Metais
Madeira e Resíduos Verdes
Plástico
Papel/Cartão
Vidro
Pneus
Resíduos Industriais Perigosos
Veículos em Fim de Vida
Resíduos Elétricos e Eletrónicos (REEE)

Resíduos que gerimos

Este tipo de resíduos (RCD) são gerados em obras de construção, reconstrução e demolição. Nele estão incluídos materiais como inertes, betão, tijolos, madeiras, vidros, sacos de cimento, entre outros.

Os resíduos são transportados para as nossas unidades de tratamento, onde são posteriormente processados.

Estes tipos de resíduos são resultantes dos processos industriais de cada cliente, variando conforme a área empresarial. Alguns exemplos são: metais, cartão, plásticos, borrachas, cerâmicas, etc.

Nas nossas instalações, são posteriormente sujeitos a processos de separação com vista à sua reciclagem.

Na impossibilidade de serem reciclados, os resíduos são encaminhados para as nossas unidades de produção de Combustível Derivado de Resíduos, tendo em vista a sua valorização energética.

Efetuamos a gestão de resíduos metálicos, sendo que existem dois grupos de metais facilmente distinguíveis entre si: ferrosos e não ferrosos.

Estes materiais podem ser rececionados de diferentes formas, incluindo limalhas, misturados e não misturados.

A inovação tecnológica e os sistemas implementados permitem o seu reaproveitamento contínuo, através de processos de fragmentação, separação e purificação de frações finais.

Alguns exemplos dos metais geridos são: Aço, Inox, Alumínio, Cobre, etc.

Fazemos a gestão de resíduos de madeira proveniente da indústria, comércio e construção civil (paletes, contraplacados, etc.) e resíduos verdes (resíduos de jardinagem, limpezas florestais, etc.).

Estes resíduos são sujeitos a triagem e outros processamentos com destino à sua reutilização (reutilização de paletes e de madeira), reciclagem (integração na indústria de mobiliário e pellets) ou valorização energética (biomassa).

Nas nossas unidades existem linhas de processamento deste fluxo, onde os resíduos são armazenados temporariamente até se iniciar o processo de tratamento. Alguns exemplos são: embalagem, filme, agrícola, para-choques, etc.

É realizada a separação por tipo de plástico e remoção de contaminantes, sendo posteriormente encaminhados para a indústria recicladora.

Estes tipos de resíduos são provenientes de vários sectores de atividade, tais como logística, grandes superfícies, indústria, entre outros que sejam produtores de resíduos de papel e cartão.

Os resíduos são armazenados temporariamente até se iniciar o processo de tratamento que envolve três fases: separação por tipo (triagem), limpeza de contaminantes e compactação dos materiais. O papel e cartão são então direcionados para indústria recicladora.

Recebemos estas tipologias de resíduos de vidro: embalagem, vidro plano, para-brisas, vidro temperado e vidro contaminado com substâncias perigosas.

O vidro é posteriormente reintroduzido na indústria vidreira para reciclagem. No caso do vidro contaminado com substâncias perigosas, o mesmo é encaminhado para descontaminação e posterior tratamento.

Fazemos parte da rede Valorpneu e nas nossas unidades de tratamento, os pneus usados são armazenados e posteriormente separados por tipologia: ligeiros, pesados, danificados e maciços. Cada fluxo é encaminhado para reciclagem ou valorização energética.

Nas nossas instalações, os resíduos perigosos são classificados e processados de acordo com a operação adequada de valorização ou eliminação.

Alguns exemplos são: tintas, embalagens vazias contaminadas, absorventes, óleos, amianto, produtos químicos, etc.

Em última instância, e depois de esgotadas as possibilidades de encaminhamento para processos de valorização, os resíduos são encaminhados para eliminação.

Detemos 5 centros licenciados para o abate de veículos em fim de vida (VFV). Esta atividade consiste na receção e/ou recolha de VFV, armazenamento temporário, despoluição, desmantelamento, abate junto do IMT e encaminhamento para destino final adequado.

Quando rececionados os REEE são organizados por categorias para posterior tratamento (Equipamentos de Frio, Televisores e Monitores, Equipamentos de Ar Condicionado, Grandes Equipamentos, Pequenos Equipamentos).

Estes resíduos são posteriormente encaminhados para reciclagem na nossa unidade de REEE.

Implementação de Sistemas de Gestão Resíduos no Cliente
Disponibilização de Meios e Equipamentos
Abate e Destruição de Documentos, Equipamentos e Produtos
Limpezas Técnicas e Industriais
Gestão de Materiais de Construção contendo Amianto

Gestão Integrada de Resíduos

Procurámos desde cedo disponibilizar a prestação de serviços especializados complementares.

Em parceria com o produtor disponibilizamos serviços de implementação de ecocentros nas instalações do Cliente. Este conceito engloba a colocação, recolha e transporte de resíduos de diversos pontos das instalações do Cliente para o ecocentro, onde é efetuada a sua reciclagem.

Dispomos ainda de uma plataforma digital para facilitar a monitorização de todo o processo e obtenção de informações por parte do Cliente.

Valorizando a satisfação do Cliente temos a capacidade para disponibilizar meios para os mais variados serviços e para criar, adequar ou alterar equipamentos de forma a ir ao encontro das necessidades do Cliente.

Efetuamos a destruição de documentos e produtos através de variadas técnicas e processos, tendo já experiência em abates fiscais. O serviço prestado inclui a emissão de certificado de destruição.

Dispomos dos meios e soluções para a execução de serviços de limpezas técnicas e industriais, para os diversos tipos de indústria e adequado às necessidades do Cliente.

Disponibilizamos serviços de remoção, transporte e encaminhamento para destino final ao abrigo da legislação em vigor de materiais contendo amianto (telhas de fibrocimento, tubagens, tetos falsos, divisórias e outros produtos contento amianto.

Conheça-nos num minuto

Gestão eficiente de resíduos para um futuro mais limpo e sustentável.

Gestão de Resíduos