Componentes eletrónicos

O AMBIGROUP é detentor de uma unidade especializada no tratamento do fluxo específico dos REEE localizada no Seixal. Esta unidade está licenciada e certificada (normas ISO9001 e ISO14001) para rececionar e efetuar as várias etapas de tratamento deste tipo de resíduos. 

O AMBIGROUP é ainda membro do sistema integrado de gestão de REEE gerido pelas entidades gestoras Amb3E e ERP Portugal. Está em curso a certificação segundo o referencial WEEELABEX, o qual significa a excelência no tratamento de REEE a nível europeu. 

Cada categoria de REEE que dá entrada na unidade especializada de tratamento do AMBIGROUP segue um tratamento específico, sendo de destacar as operações de tratamento abaixo descritas.


Equipamentos de frio

(Frigoríficos, arcas congeladoras, aparelhos de ar condicionados, etc.)


Dentro das operações de tratamento efectuadas destaca-se a da recolha e envio para eliminação dos gases nocivos para o ambiente contidos no circuito de refrigeração e na espuma de isolamento dos equipamentos de frio. Os principais gases recolhidos são os gases CFC e HCFC, com efeito de empobrecimento da camada de ozono (ODS) e os gases HFC (fluorados), que possuem um considerável efeito de estufa. 


Televisores e monitores


Um dos principais componentes destes equipamentos, o tubo de raios catódicos, é aberto por métodos térmicos, após o que é extraída através de aspiração a camada luminescente e é separado o vidro da parte traseira (vidro com chumbo, enviado para eliminação) do vidro frontal (vidro normal, enviado para reciclagem).

Ler mais >

Encontra-se em fase de testes o processo de tratamento deste tipo mais recente de equipamentos, nomeadamente para os que possuem ecrã LCD retroiluminado com lâmpadas contendo mercúrio, com garantia de captura deste metal e cumprimento dos valores limite de emissão associados. 


Tratamento de grandes equipamentos (LDA) e pequenos equipamentos diversos (SDA)


São tratados por processos de fragmentação mecânica e separação que asseguram a optimização da recuperação de todos os materiais constituinte recicláveis e ao mesmo tempo a separação dos seus componentes perigosos, nomeadamente as pilhas, os condensadores contendo substâncias restritas, as placas de circuito impresso, etc..


Toda a atividade é apoiada por um laboratório devidamente equipado, que controla a qualidade das frações produzidas e ainda monitoriza as principais variáveis associadas às várias etapas dos processos de tratamento.