Reciclagem de metais

Os metais são sujeitos a operações de fragmentação e separação na unidade do AMBIGROUP localizada no Seixal.

Esta unidade está apetrechada com moderna e extensa tecnologia de fragmentação e de separação e purificação de fracções finais, de que se destacam duas fragmentadoras e uma ampla gama de processos de separação incluindo métodos de indução magnética e a separação densimétrica de materiais quer por flutuação em meios densos, quer por via seca após trituração dos materiais até à granulometria desejada para optimizar a sua recuperação.

Processamento


Uma parte significativa das frações finais obtidas após as diversas etapas de separação atinge o grau de pureza e as restantes especificações requeridas. Estas perdem então o estatuto de resíduo e passam a designar-se por matéria-prima secundária, constituindo um produto final de qualidade pronto a seguir para reciclagem nas indústrias de transformação como as siderurgias ou fundições. Destacam-se os seguintes produtos finais:

- Sucata ferrosa fragmentada;
- Sucata inox;
- Diversos tipos de sucatas de alumínio- ligas (fragmentada a granel ou enfardada);
- Sucatas de cobre (fragmentada a granel ou enfardada).
Ler mais >
As restantes frações finais são maioritariamente enviadas para valorização em outras unidades do AMBIGROUP. Destas destacam-se as misturas de plásticos e as misturas de resíduos não perigosos combustíveis destinadas a CDR (Combustível Derivado de Resíduos). 
 
Toda a atividade é apoiada por um laboratório devidamente equipado, que controla a qualidade dos resíduos utilizados como matéria prima, os produtos finais e ainda monitoriza as principais variáveis associadas aos processos de tratamento.