Veículos em Fim de Vida

O AMBIGROUP detém seis centros de abate de viaturas licenciados para o abate e tratamento de VFV (Faro, Beja, Setúbal, Seixal, Lisboa e Aveiro), locais onde pode entregar a sua viatura fora de uso. 


Os VFV são submetidos a processos de descontaminação, extração de peças para reutilização e reciclagem de materiais. 


Recolha/Receção e Abate


O proprietário pode entregar o seu VFV nos sete centros de VFV do AMBIGROUP levando consigo a respetiva documentação para o cancelamento da matrícula e para obter o certificado de destruição na Direção Geral de Viação (Livrete; Registo de propriedade; Cópia do B.I.; Cópia do cartão de contribuinte; Modelo 9).

O AMBIGROUP estabelece ainda protocolos com entidades públicas ou privadas para recolha de VFV.


Descontaminação


A descontaminação nos Centros de Abate do Ambigroup decorre segundo as normas ambientais em vigor. Todos os centros estão munidos de tecnologia e equipamentos adequados a esta fase do processo.

 

O tratamento inicia-se pela extração dos líquidos perigosos dos veículos, extração de baterias, filtros e outros componentes. Todos estes resíduos são encaminhados para reciclagem ou para valorização em centros adequados ao efeito.


Desmantelamento e Reutilização


Concluída a fase de descontaminação procede-se ao desmantelamento ou desmontagem de peças com potencial de reutilização e que não comprometam a segurança da viatura que as irá receber. Vidros, plásticos, chaparia, acessórios diversos, estofos ou outras peças mecânicas e elétricas são retiradas dos VFV, catalogadas e armazenadas para posterior venda e reutilização.

ver peças auto

Ler mais >

Reciclagem


Do processo de desmantelamento resulta ainda uma fração de materiais cuja reutilização não é viável. Esta fração inclui, por exemplo a carcaça da viatura, plásticos, tecidos, espumas e outros componentes e é encaminhada para reciclagem ou valorização energética, nas unidades do AMBIGROUP.

Nota legislativa: Em caso de litígio o consumidor pode recorrer ao centro de arbitragem do sector automóvel, com sítio em www.centroarbitragemsectorauto.pt e sede em Av. da República, 44 -3.º esq, 1050-194 Lisboa.