Resíduos Indiferenciados

O AMBIGROUP gere resíduos indiferenciados (também designados por Resíduos Industriais Banais - RIB), como misturas de papel, cartão, plástico, madeira, metais, REEE, etc. Nas nossas instalações, os resíduos são sujeitos a processos de separação, em linhas de triagem, por tipologia de resíduo, com vista à reciclagem. 

Na impossibilidade de reciclagem, os resíduos são encaminhados para as nossas unidades de produção de Combustível Derivado de Resíduos. 

Em última instância, e depois de esgotadas as possibilidades de encaminhamento para processos de valorização (reciclagem e valorização energética), os resíduos serão encaminhados para eliminação (aterro controlado).

Reciclagem


A reciclagem é o processo de beneficiação de resíduos em matéria-prima e é umas das alternativas para o tratamento de resíduos. Contribui diretamente para a conservação do meio ambiente, trazendo vantagens como a diminuição da extração de recursos naturais e diminuição da quantidade de resíduos enviados para aterro.


Produção de Combustíveis Derivados de Resíduos (CDR)


Os resíduos que não forem passíveis de reciclagem são encaminhados para as linhas de produção de CDR, onde são triturados e submetidos a uma separação mecânica das frações inertes e metálicas bem como outras frações que atuam como contaminantes no CDR. 

Ler mais >
O produto final é controlado de forma a obter uma mistura uniforme e de dimensões e parâmetros de qualidade controlados e poderá ser usado em processos de Valorização Energética, como incineração e/ou co-incineração, sendo a indústria cimenteira o principal consumidor deste material.

Deposição em Aterro Controlado


Quando se esgotam todas as soluções de reciclagem e/ou valorização, o aterro apresenta-se como último recurso. O aterro é uma instalação preparada para a deposição de resíduos de acordo com a sua tipologia (inertes, não perigosos e perigosos), que permite um confinamento seguro em termos de controlo da poluição ambiental e da proteção da saúde pública.